Saturday, February 25, 2006

Van Halen - Fair Warnig (1981)


quem pensava que o senhor edward van halen só tinha músicas tipo o single que para sempre o celebrizou desenganse-se. pois é, Jump deve ter sido apenas um percalço na carreira do guitarrista, pois pelo registo que possuo, Fair Warning, o guitarrista mostra todo o seu potencial.
era provavelmente o malmsteen do tempo do meu pai, com uma excelente banda a suportá-lo. muito inventivo, solos rasgados e durinhos, van halen anda aí para as curvas.

Nota - 8/10
porque o hard-rock está bem vivo e nunca morreu, porque van halen é um representante deste estilo musical, porque ele realmente percebe daquilo, porque sim. justifica-se.

Styx - The Grand Illusion (1977)


e quem nunca ouviu estes senhores do hard-rock com contornos progressivos?
os styx são considerados por muitos a melhor banda hard-rock americana que alguma vez pisou a terra. formados em 1961, são louvados por terem sido a única banda a terem quatro álbuns a arrebatar quatro triplas platinas consecutivamente. estas coisas não acontecem por acaso certamente.
com coros afinados, sintetizadores até mais não, styx ainda hoje dão cartas, embora que velhinhos. o último álbum deles data de 2005 e intitula-se "Big Bang Theory"

Nota - 7.5/10
para um fã de rock progressivo nunca é demais escutar atentamente um bom álbum. e sem dúvida este merece ser bem ouvido, bem alto. recomendado.

Stevie Wonder - Innervisions (1973)


Em 1973, Stevie Wonder lança, sem dúvida, um dos álbums mais marcante da história do funky. Bons versos, grandes batidas e sons de teclado que espantam qualquer pessoa que ouça! Este senhor revolucionou sem dúvida o mundo da música negra.

Nota - 8/10
Um grande funk, disco com marca da sempre eterna Motown Records. Talvez não tão bom quanto a sua definitiva masterpiece: Songs In The Key Of Life. "Highlight": Higher Ground.

Friday, February 24, 2006

AC/DC - Back In Black (1980)


a transmitir voltagem por todo o seu som, os AC/DC lançam aquele que é considerado por muitos o mais marcante e melhor álbum de sempre do quinteto australiano formado em 1973.
um irreverente e carismático angus young e os seus solos geniais, brian johnson no tom certo, phil rudd e cliff williams sempre no ritmo certo e malcolm young (irmão de angus) com a guitarra rítmica no ponto, fizeram deste Back In Black um clássico e essencial para sempre.

Nota - 9/10
um clássico é um clássico. os AC/DC são os AC/DC.
um disco essencial de hard-rock, altamente recomendado a todos os que gostem de um som mais duro e músicas altamente contagiantes. essencial para todos os melómanos.

Wallenstein - No More Love (1977)


continuo pasmado por saber que o meu pai tinha tão boa música em casa e nunca me disse nada.

a banda germânica surgiu no início da década de 70, quando bandas de contornos progressivos eram tão comuns como artistas pimba no top português.
músicas arejadas, facilmente audíveis, guitarradas simples mas bonitas e bem conseguidas um baixo no compasso certo e uma bateria que marca passo marcam o álbum de 1977 dos alemães.

Nota - 5/10
está longe de ser um essencial. ouve-se bem uma vez, mas não deixa muitas saudades. para os fãs, no entanto, não deve ser posto de parte. rock progressivo dos anos 70? quem é que deita isso fora?

vinis & vinis limitada

digamos que abri um baú em casa e que a música lá contida há tanto tempo se livrou do pó sozinha e rapidamente se pôs a tocar no meu gira discos.
música que não conhecia, raridades, marcos musicais, paroladas, clássicos, antiguidades, DE TUDO.
mas não aguentei com ansiedade e que melhor maneira de (tentar) divulgar e contagiar o mundo com tanto bom gosto se não através do belo do blog na bela da internet?
pois bem, em conjunto com o meu irmão, vamos dar-vos música para os vossos ouvidos, até se fartarem.

boas noites e boa música